.

Me Sigam !!!

clixsense

neobux

sábado, 13 de outubro de 2012

Maionese Caseira Simples.


Ingredientes:
2 ovos cozidos
1 pitada de sal
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre branco
Azeite quanto necessário.


Modo de Preparo:

Coloque no liquidificador os ovos cozidos, o sal e o suco de limão, e a mostarda, bata ligeiramente, coloque a tampa no liquidificador e vá colocando o azeite em filete fino até ficar homogênio, bem durinha, quando ela endurecer pode desligar caso contrário ela desandar

Obs:
Para que o molho adquira a textura adequada e não desande. Primeiro se bate a gema, que é uma estrutura rica em proteína, gordura e lecitina, a substância facilitadora da emulsão. A ela se adiciona o vinagre, que é o ácido responsável pela estabilização, e o sal. Só depois que essa base estiver homogênea é que se mistura o óleo, em fio, lentamente e sem parar de bater, para dar estrutura ao molho.
 Como engrossar a maionese?
Quanto mais óleo, mais firme e densa a maionese fica.
o que faz a maionese desandar?
Ingredientes fora da proporção. Ingredientes frios demais ou quentes na hora de preparar a emulsão. Adicionar o óleo rapidamente, de uma só vez. Usar ovo velho. Não bater o suficiente.
Quando desanda, dá para consertar?
Nem sempre é possível salvar. A primeira tentativa é adicionar uma colher (de sopa) rasa de água. Pegue uma gema fresca, vá batendo e acrescentando a ela, aos poucos, o molho talhado”. Se não der certo, o jeito é recomeçar.
 É possível mudar ingredientes?
Sim, mas o sabor será diferente. O óleo pode ser substituído por outras gorduras como azeite extravirgem, azeites aromatizados, óleos de castanhas ou nozes. A gema de galinha pode ser substituída por gema de ovos de outras aves, como pata, por gema pasteurizada e também por leite e derivados. O componente ácido pode ser trocado por suco de outros cítricos ou vinagres aromatizados.
Vale mesmo a pena fazer maionese caseira?
Sem dúvida. Em casa é possível determinar a qualidade dos ingredientes usados e controlar a quantidade de sal. Além de se poder temperar com o que quiser, como pimenta, mostarda, ervas, alho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário