.

Me Sigam !!!

clixsense

neobux

sábado, 24 de novembro de 2012

Tronco de Natal


INGREDIENTES
Massa:
4 gemas
140 g de açúcar
60 g de farinha de trigo
40 g de amido de milho
50 g de manteiga derretida
4 claras batidas em neve
Creme:
500 g de purê de castanhas portuguesas (castanhas portuguesas cozidas na pressão e depois descascadas e amassadas)
250 g de manteiga amolecida
3 colheres (sopa) de conhaque (ou rum)
Calda:
100 g de açúcar
1 colher (sopa) de conhaque (ou rum)
Glacê
50 g de chocolate meio amargo
MODO DE PREPARO
Em uma tigela bata 4 gemas com açúcar até ficar claro (5 minutos). Adicione a farinha de trigo, amido de milho e a manteiga derretida e mexa bem. Junte as claras em neve e misture delicadamente.
Em uma assadeira retangular (40 cm x 25 cm) forrada com papel-manteiga untado, despeje a massa e leve ao forno por 20 minutos a 180 °C (forno preaquecido) até que a massa fique um pouco dourada. Desenforme o bolo sobre um pano úmido (numa superfície lisa) e retire o papel-manteiga. Deixe esfriar (30 minutos).
Enquanto o bolo esfria, misture no processador (ou à mão) o purê de castanha com a manteiga amolecida. Depois junte o conhaque e misture bem. Reserve.
Faça uma calda com 100 g de açúcar numa panela e deixe até que comece a ferver. Adicione o conhaque e misture bem. Borrife esta calda em todo o bolo já frio.
Com uma espátula espalhe do creme sobre a massa. Enrole como um rocambole e passe papel filme por todo o rocambole para ficar bem firme. Deixe descansar para firmar.
Depois de firme, espalhe o restante do creme misturado com 50 g de chocolate meio amargo derretido por todo o rocambole. Se desejar, faça desenhos para lembrar um tronco de árvore. Deixe por 12 horas na geladeira antes de servir.
Tempo de preparo: 1h para fazer e mais 12h para servir.
RENDIMENTO
12 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário