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quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Como Montar Um Prato Saudável.


Com a correria do dia-a-dia, as pessoas estão deixando cada vez mais de se alimentar corretamente. As refeições são feitas em lanchonetes ou restaurantes, principalmente os conhecidos “quilos”, com alimentos prontos, que possam ser ingeridos rapidamente, dificultando ainda mais a possibilidade de ter uma alimentação equilibrada e saudável.
Muita verdura, muitos legumes, pouco carboidrato, uma proteína… Mas, afinal, quais alimentos, exatamente, pertencem a cada grupo de alimentos?
Vamos descobrir agora como montar um prato saudável e colorido:
- Carboidrato: é o grupo do arroz, das massas, do milho, da mandioca, da mandioquinha, da farofa. Desse grupo, o que puder ser integral, é melhor porque contém muitas fibras;
- Proteínas de origem animal: é o grupo das carnes vermelhas, aves, pescados ou ovos. Como já sabemos as carnes brancas sem pele, são as mais indicadas por terem menos gordura e os peixes, por conter ômega 3.
- Proteínas de origem vegetal: é o grupo do feijão, sendo seus substitutos a ervilha, a soja, o grão de bico e a lentilha. Todos eles são ricos em fibras e ferro.
- Vitaminas, minerais e fibras: são as hortaliças, legumes e frutas. Grupo com menor teor de calorias.
- Óleos: devemos dar preferência às fontes de gorduras boas. Alguns exemplos são o azeite de oliva extra virgem e os óleos vegetais como óleo de canola, milho e soja e seus derivados, como o creme vegetal.
Confira no gráfico acima, quanto de cada item você deve colocar no seu prato.

Agora você sabe que pode se alimentar corretamente, tanto em casa como nos restaurantes. O seu coração agradece!

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